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O artista e sua imagem: o conceito de gênio no Iluminismo francês

Existe uma relação entre uma teoria estética e a imagem do artista de tal forma que podemos dizer que toda estética engendra uma imagem de artista e toda imagem de artista está fundamentada em alguma estética. Podemos observar nas discussões acadêmicas acerca da estética e filosofia uma crescente preocupação com o conceito de gênio. Existem numerosos estudos sobre a questão focando principalmente em sua primeira fase de desenvolvimento na Inglaterra e em sua fase final de ápice e ruptura no Idealismo Alemão. Entretanto, em sua fase intermediária, representada pelo Iluminismo francês o conceito de gênio não tem tido a mesma intensidade nas pesquisas. Certamente que o conceito de “genius” atingiu seu clímax no Genielehre germânico com a filosofia estética de Hamann, Herder, Lessing e Goethe. Suas origens germânicas podem ser claramente localizadas em Kant. Entretanto, para compreender corretamente esse momento do conceito, se faz necessário compreendê-lo em seu desenvolvimento francês, o qual representa uma fase intermediária entre as origens inglesas e o clímax germânico.

No século XVIII francês, o conceito de “genius” não designava uma virtude mística ou desconhecida que se incorporava em um homem ou artista. Na verdade, ela designava o próprio homem, ou a virtude maior de um homem civilizado. Podemos compreender esta questão ao constatar a presença de duas formas de se dizer e entender o conceito de gênio. Em francês existem duas expressões que, ao serem empregadas corretamente, revelam duas concepções diferentes de “genius”: “possuir o gênio” (avoir du génie) e “ser um gênio” ou um homem de gênio (être um génie – um homme de génie). O termo “possuir o gênio” significava no século XVIII francês possuir grande talento. Assim, não existia uma diferença significativa entre talento e gênio. Voltaire no artigo “Génie” em seu “Dicionário Filosófico” (Dictionnaire pilosophique) escreve: “Mas no fundo o gênio não é outra coisa que o talento”. Evidentemente, existem diferentes maneiras pelas quais a natureza, origem, influência e valor desse talento podem ser definidos e avaliados. Porém “possuir o gênio” (“genius”) é observado como principalmente algo separável do possuidor, alguma coisa que vem e passa, algo como uma inspiração. O conceito de gênio como talento não muda a posição do homem no mundo.

De outro lado, a forma “ser um gênio” (être um génie) une inseparavelmente o indivíduo e a virtude, identificando o ser humano com um poder sobrenatural. Ser um gênio significa então uma extraordinária força encarnada em um homem, a qual constitui o seu próprio ser. Ela está indissoluvelmente conectada com sua natureza interior e sua história, e conseqüentemente fornece a esse homem uma posição única entre os humanos.

A transição da concepção de gênio como meramente um talento para a concepção do gênio como um indivíduo singular foi alcançada por um ato específico de pensamento. Um dos principais personagens que modelaram esse ato de pensamento foi Diderot que estava consciente do problema do gênio e sua tipologia.

Uma condição histórica que possibilitou a Diderot a formulação do gênio como singularidade e poder criativo foi o fato dos antigos tipos de homem idealizados, tais como o cortigiano (cortesão, ou seja, homem refinado, educado, cortês) ou o honnête homme (homem cultivado, educado e culto, que sabe fazer uso de sua razão e bom-senso), tinham desaparecidos e o novo e crescente estrato social da burguesia necessitava encontrar uma tipologia que expressasse o seu ethos.

Nesse mesmo período um novo tipo começa a se destacar na hierarquia social: o “homem de letras” (homme de lettres) e o “filósofo” (philosophe). Durante o século XVIII o literati, les gens de lettres, o filósofo-escritor, constitue, pela primeira vez na história, um estrato social independente e consciente de seus valores e vida pública, não somente como indivíduos mas também enquanto um grupo. Os editores da Encyclopédie chamavam a si mesmos como “uma sociedade de literatos” (une société de gens de letters).

O homem de letras, o filósofo, aparece como uma alta forma de atividade humana, desempenhando um importante papel na vida pública, tornando-se o porta-voz, o representante da juventude, das idéias novas e revolucionárias e das atividades artísticas e literárias.

Já Shaftesburry, em sua demanda pela educação ética-estética do homem, unia a idéia do filósofo e do artista e, sem dúvida, suas idéias penetraram no pensamento francês e germânico. O conceito de filósofo, literato e poeta adquire uma forma de autoridade, de prestígio, que se estendeu pelo século XIX.

Uma outra condição histórica que favoreceu a positiva valorização do gênio é a desintegração da teoria da arte do século XVII. Esta desintegração se manifestou pela opção da estética em relação à epistemologia e a valorização do sentimento e da sensibilidade. Um trabalho de arte, não mais será julgado pelo grau de conformidade com padrões tradicionais e regras consagradas, mas pelo grau de prazer que ele pode transmitir. Este prazer estético é causado, não mais pela racional estrutura e intelectual simplicidade, mas pelo livre jogo da imaginação e da emoção. Despertou-se, então, um vivo interesse nos poderes criativos do artista e em seu processo psicológico de criação. Paralelamente a própria filosofia passa a criticar os grandes sistemas racionalistas do século XVII e inícios do XVIII. Uma valorização da emoção tem início contrariando o seu papel inferior na epistemologia racionalista que a considera como fonte de erro. A crítica literária também reconsidera e valoriza a imaginação e os estados de inspiração, posicionando-se contrária à epistemologia racionalista que as considerava como mero fantasmas. É revalorização da inspiração e imaginação que conduz o fenômeno do gênio para uma nova apreciação.

Desde suas origens o conceito de gênio está diretamente ligado ao conceito de individualidade. O pensamento estético inglês já havia formulado o conceito de gênio o ligando aos indivíduos absolutamente singulares como Shakespeare. Esses indivíduos singulares e excepcionais conseguem criar um trabalho de arte somente por intermédio de seus próprios talentos e regras. A união entre a apreciação da expressão individual na arte e o conceito de gênio torna-se uma evidência. Este conceito acha sua completa expressão somente quando o artista pode criar suas próprias regras e leis, desprezando todas as normas, mesmo as estabelecidas pela tradição, ou qualquer objetividade que transcenda a livre escolha do artista.

Assim, foi no final do século XVIII e inícios do XIX que a arte e o artista, agora conceituado como gênio, tornaram-se cada vez mais um indispensável elemento da vida cultivada e seu ideal de felicidade. A imagem do artista como gênio foi moeda corrente nas teorias românticas até se tornar um estereótipo. Entretanto, pelo que foi dito acima, podemos também depreender que o conceito de gênio abriu a possibilidade para a modernidade compreender a arte como um valor autônomo e a estética como força transformadora da consciência.

Bibliografia
DIDEROT, Denis. Discurso sobre a poesia dramática. Tradução, apresentação e notas L. F. Franklin de Matos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
DIDEROT, Denis. Ensaios sobre a pintura. Tradução, apresentação e notas Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus: Editora da Universidade de Campinas, 1993.
DIDEROT, Denis. Diderot: obras II. Estética, poética e contos. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. Trad. Bruno da Ponte, João Lopes Alves e Marilena de Souza Chauí. Coleção Os Pensadores. 2ª edição. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SHAFTESBURRY. Carta sobre a Arte ou a Ciência do Desenho. Tradução de Pedro Paulo Pimenta. In: Revista Terceira Margem n. 10 (Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ). Rio de Janeiro, 2004.

São Paulo, 25 de Junho de 2011

Prof. Dr. Eduardo Cardoso Braga

6 Comments

  • Comentários são sempre bem-vindos.

  • Walber F. dos Santos wrote:

    Excelente matéria. Vista pelo lado das belas artes. Genialidade e sobrenaturalidade foram colocados bem destacados, sem colocar o ponto de vista de que há o fator do raciocínio humano e da arte de pensar em outros segmentos do conhecimento como por exemplo o das invenções.Da Vinte era gênio tal qual Santos Dumont.Ambos como artistas oram cientistas. Não podemos separar o senso de estética da ciência, nem separar juízo de valor da ciência,porque todo senso crítico é cientifico. Todo senso de estética demanda conhecimento científico lato senso emitido pela razão,definida pelo senso comum. Porque este modo de conceituar gênio,partindo da premissa que emite senso estético,pressupões que em todo trabalho há a aplicação de um método que incorpora arte, empírico ou não,cujo desdobramento não deixa de ser uma expressão do conhecimento, que se transformará num condão da ciência ao longo do tempo. A codificação de métodos, em conjunto com a incorporação do modus faciendi,gera o conhecimento. Esta divisão de sensos na percepção artística não desfaz a personificação do ser(o artista), que trás a identidade do autor em toda obra. Deveria parar por aqui para não causar perplexidade. Mas,só para começarmos a pensar em arte, estética, inventos que definem seres humanos como gênios, digo que o produto da ciência e do artista reflete a identidade d’época ou não. Daí, dizermos que o gênio é um homem fora do seu tempo. Quando não é isso.Neste contexto, há uma múltipla cadeia de comunicação do inconsciente com outros caminhos desconhecidos do tempo presente,que chamamos de percepção da mente, da alma, dos sentidos. Estes caminhos já foram codificados pelo homem em algum tempo do passado. Não há nada de novo sobre a terra. O problema é como explicar esse modo de pensar para pessoas que separam o tempo em passado e presente,por exemplo. A alma é atemporal para alguns artistas como por exemplo para JERONIMO, CUJAS DESENHOS E PINTURAS retratavam mundos conexos com outras realidades que só sua mente captava. O que dizer do inventos da teoria dos conjunto defendida por Cantor,que foi massacrado pelos matemáticos da época. O problema na definição de gênios é difícil,porque a mente humana tem vários caminhos que emite conhecimento em todas as direções. A solução está em desenvolvermos métodos de percepções e aceitações da genialidade. O gênio de hoje pode não ser o gênio de amanhã por conta do modo de pensar em diferentes épocas. Mas,isto não deixa de classificá-los de gênios.Então tudo depende do reconhecimento e da aplicação do conhecimento descoberto. Na realidade, todo ser humano é um gênio,independente de sê-lo para a mídia e para quem possa explorar sua genialidade para lucrar. Genialidade é antes de tudo arte de viver. Por que, não ? Porque pela arte de viver que se descobre coisas, cujos usos fazem aparecer a essência e importância de inventos,objetos, produtos e projetos. Olhando por esse prisma, o louco quando consegue viver em sociedade torna-se um gênio.Porque consegue vencer suas limitações em lidar com o senso comum. Todos somos artistas em algum campo de atuação. O problema está contido no discurso convencional que só se considera artista quem atinge a mídia ou a multidão. Mas não é por ai,pois existe tantos artistas importante quanto os habitantes do mundo. Por derradeiro, todos dominamos a arte,mas nem todos a decodificam como arte ou como genialidade.Todos somos gênios em alguma coisa. Minha mãe era gênio em alguma coisa.Dona Maria , cozinheira era gênio, sua comida não foi divulgada na internet, mas sei que tive o privilégio de tomar seu café com leite com sabor celestial quando tinha nove anos de idade. Entendam uma coisa de uma vez por toda:Não é preciso inventar a roda ou o ipod para ser gênio. Você é um gênio,porque só um gênio reconhece outro gênio!

  • Muito interessante suas observações, Sr. Walber. Sem dúvida, o paralelo entre o artista e o homem de ciência, quanto ao conceito de gênio, é muito pertinente. Meu artigo chama a atenção para duas formas históricas de conceber o gênio. Como um talento que obtido pelo conhecimento e de um dom que é desvelado pela produção. Trata-se da passagem de uma ideologia estética clássica para uma romântica. De qualquer forma, a questão não se encerra por aqui. Ainda muito se poderia dizer sobre esse interessante conceito: gênio. Muito obrigado.

  • maria utt wrote:

    Caro, tomei a liberdade de postar seu texto no blog do Nassif, e ele publicou na página principal. Talvez queira comentá-lo por lá

    Aqui:
    http://advivo.com.br/blog/luisnassif/o-conceito-de-genio#more

  • Muito obrigado. É muito interessante quando um texto de natureza mais acadêmica ganha uma visibilidade e engendra discussões. Afinal, no horizonte do provável, é o desejável. Seja sempre bem-vinda em meu blog. Mais uma vez, obrigado.

  • Luiz Eduardo Silva wrote:

    Navegamos ,nos aprofundamos na arte e na ciencia ,más ,tentamos todo tempo explicar uma espiritualidade ,inexplicada que sendo ou não simples o individuo,só se comfirma algo maior ,quando é revelada para êle.A mente humana é uma antena de captação estrondosa de recursos energeticos ,materiais e espirituais sempre.

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